Sobre o ilustrador

Leandro Lopes de Souza (1978-Curitiba) é Ilustrador científico autônomo. Foi organizador dos eventos “1ª Jornada de Ilustração Científica” (2014) e do “5° Encontro Brasileiro sobre Ilustração Científica” (2016), ambos em Florianópolis. Organizou duas exposições e dois livros homônimos:  “Anatomia de uma Ilustração (2014)” e “II-Anatomia de uma Ilustração (2016)“.

 

Ministra aulas de ilustração naturalista e científica desde 2002 em Florianópolis, onde mora, e cursos breves de Ilustração científica em Encontros acadêmicos da área das Ciências Biológicas. Conquistou prêmios nacionais na categoria de ilustração de zoologia (Sociedade Brasileira de Zoologia – 2004 e Folha de São Paulo – 2004). Participou em exposições coletivas de ilustração científica: Londrina (2004), Belo Horizonte (2006), Curitiba (2008), Ythaca/NY/EUA (2008), Rio de Janeiro (2013), Florianópolis (2016), e individual em Florianópolis (2016).

Atualmente é membro-fundador do coletivo artístico Nacasa em Florianópolis, onde ministra aulas de ilustração científica.

Sobre o ateliê

O ateliê é um espaço que aguça a criatividade. Materiais e instrumentos de trabalho estão por toda a parte, assim como modelos biológicos como conchas, crânios e insetos. Apresenta prateleiras recheadas de livros que podem ser consultados e até emprestados pelos alunos.

O espaço tem vistas para o jardim da casa e é bem iluminado com luz natural. É refrigerado nos dias quentes do verão de Floripa e aquecido no inverno congelante do sul.

A vizinhança é tranquila e silenciosa.  Há lugar para estacionar na rua.